Favoritos

  • http://jornaldaparaiba.globo.com/
  • http://www.sec.pb.gov.br/

E.M.E.F. "PADRE JOSÉ MARIA MESQUITA"

A poesia

Alunos e alunas, fiquem a vontade de produzir seus textos nesta união que aqui vos faço para um projeto maravilhoso e interessante tornar-se um jovem escritor. Juntos iremos nos debruçar no mundo da poesia da Língua Portuguesa.

Antologia poética

A este blog destina-se a produzir textos de variados tipos para elaboração de uma futura publicação feita por alunos e organizada pelo Prof. Jocélio de Barros Lima que minista aulas de Língua Portuguesa.
Powered By Blogger

Você acredita que Dilma vencerá as eleições?

A poesia

A poesia
O mundo é descrito por poesia, veja e olhe.

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 30 de julho de 2010

MEMÓRIAS

A HISTÓRIA DE JOSÉ FRANCISCO


Nayane Maria de Oliveira Santos


Nascido no ano de 1929, em Areia-PB, teve uma infância sofrida, o único brinquedo que possuiu foi um carro de madeira similar a uma carroça de boi, e sempre brincava com os amiguinhos de empurrar uns aos outros.
Aos seis anos calçou a primeira alpercata, e foi com essa mesma idade que começou a ajudar seu pai no sustento da família, trabalhando na agricultura. Aos 10 anos frequentava pela primeira vez a escola de Dona Crisalda, onde aprendeu a ler e a escrever. No ano de 1953 foi obrigado a deixar sua terra natal, pois o agave na época era o principal meio de sobrevivência da família.
Dessa maneira veio morar em Mari-PB, trabalhou na enxada alugado, serviço como autônomo. Foi dessa forma que se casou e construiu a sua família, com muito esforço, conseguiu comprar um pedaçinho de terra.
Comprou por seis mil reais um terreno, ao todo medi 11,8 mil hectares, depois doou 1000 m2 para a construção da igreja e da Escola Municipal Padre José Maria Mesquita. E também vendeu 2015 m2 de suas terras para a construção da quadra da escola. Hoje aos 81 anos ainda trabalha na agricultura e sente-se um vitorioso.
Essa história nos mostra o verdadeiro sentido do trabalho, pois este homem, José Francisco, lutou muito para conseguir todas essas terras com sacrifício. E também demonstrou ser um bom cidadão, pois doou 1000 m2 de suas terras para a construção da igreja católica no nosso distrito, que hoje faz parte do nosso aprendizado de vida. Portanto, ele é um vitorioso que dividiu suas conquistas conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário